Quantas vezes você precisa pedir a mesma coisa a alguém até que aquilo que foi solicitado seja feito? E se precisar ser feito novamente em outro momento, você terá que pedir novamente?
Se a sua resposta foi sim, não preciso dizer que você tem um problema.
É muito comum ouvir este tipo de reclamação por parte de muitos empresários, sobre o desgaste com a equipe na solicitação de coisas “óbvias” (Para quem?) ou rotineiras.
E provavelmente, como a grande maioria, você coloca a culpa no colaborador, afinal, pelo jeito, ele tem dificuldade em gravar as coisas, não presta atenção. Esta é a reclamação mais comum.
Mas será que de fato o problema está nele? Talvez… Mas será que poderíamos ajudá-lo ao invés de apenas criticá-lo ou condená-lo?
Será que não há uma participação nossa nesta “culpa”? Chamemos a responsabilidade para nós e vamos lá…
Vamos entender um pouco sobre como nos comunicarmos com as pessoas para que elas façam o que precisa ser feito.
Primeiro: Está claro para esta pessoa o objetivo do que foi solicitado a ela? Por que deve ser feito e a responsabilidade dela em fazê-lo?
Normalmente as pessoas não têm informações claras sobre porque deve realizar as atividades e principalmente a importância daquilo para o todo.
Normalmente quando não temos clareza do porque das coisas, não temos muito interesse em fazê-lo. É preciso deixar muito claro o que cada um deve realizar, as atividades a serem feitas e os objetivos a serem alcançados.
Entender o porquê é a primeira condição para que haja o interesse genuíno em fazê-lo.
Segundo: Será que há uma orientação clara quanto ao processo, o passo a passo? Toda empresa, independente do seu tamanho, precisa fazer uso das ferramentas organizacionais, como organograma, fluxograma, normas e procedimentos, entre outras. E isso nem sempre está disponível nas empresas e, quando estão, utilizá-las não faz parte da cultura organizacional da maioria.
Logo, após entender o porquê, é fundamental orientar o caminho, mostrar como fazer e disponibilizar ferramentas que auxiliem na execução.
E um atributo fundamental neste processo é a paciência. É preciso compreender o tempo de cada pessoa, pois as pessoas são únicas e seu mecanismo de funcionamento e aprendizado também. Para desempenhar uma determinada atividade com habilidade, passamos por um período de insegurança normal no inicio do processo, por que seria diferente com seus liderados?
Portanto, selecione o perfil adequado para a função, oriente de forma clara, dê as ferramentas apropriadas, seja o exemplo e tenha paciência.
Não tenho dúvidas de que essas ações irão reduzir, e muito, o seu desgaste em relação ao que te atraiu a leitura deste artigo.
Sucesso!
Alexandre S Mello