Você empresário, dono de negócio, tem andado cansado das pessoas? Com vontade de desistir delas?! Antes disso, te recomendo que leia este artigo:

DESCULPAS

Durante a minha trajetória empresarial, mais de 90% dos empresários, donos de negócio que conheço reclamam das pessoas que formam sua equipe. Eles colocam, em grande parte, a responsabilidade de seus maus resultados em seus colaboradores. Normalmente existe uma forte crença de que “aqui” (em cada cidade que tive o privilégio de conhecer) não temos mão-de-obra qualificada. Que não tem jeito, não tem como, é complicado, é muito difícil. Crenças fortes e em parte até verdadeiras, o que complica ainda mais encontrar a solução.

O VERDADEIRO PROBLEMA

De fato percebemos que há uma grande carência de pessoas qualificadas no mercado. Pessoas sem postura profissional, com pouca capacitação técnica, dificuldades de relacionamentos para trabalhos em equipe, no entanto, como líderes e gestores, precisamos focar na solução. Há uma carência, mas existem pessoas que podem atender a necessidades específicas para compor a equipe. A questão é onde e como encontrá-las?

Buscar em sites, empresas de RH, profissionais do ramo que possam ajudar pode ser uma saída. A verdade é que existe muito amadorismo na contratação e isso é um problema da gestão e não do mercado.

O mais comum nas micro e pequenas empresas são as contratações por indicação. Pode-se acertar em uma contratação por indicação? Claro que sim!

No entanto, existem profissionais de RH que podem ajudar muito e com ótimo custo-benefício. Querer economizar nesta hora geralmente não é a melhor opção, pode sair mais caro contratar alguém por conta própria, de forma amadora, que solicitar ajuda de um profissional da área.

A SOLUÇÃO

Junto a profissionalização na seleção, vem algo tão importante quanto, que é o acompanhamento, o treinamento, ou seja, um conjunto de ações para receber e manter uma pessoa motivada em um time. Porque aí pode estar um outro grande problema. Ainda que tenha havido um contratação profissional, é necessário que haja programas de treinamentos e acompanhamento.

E um outro e último ponto fundamental é que, com tudo isso, se não houver um engajamento da gestão em sua própria capacitação, nada irá adiantar. O gestor não capacitado pode jogar por água abaixo todo o investimento feito em sua equipe.

Logo, prezado gestor, invista na contratação, invista em treinamento de equipe, mas principalmente, capacite-se! Capacite sua liderança, porque uma equipe treinada sem referência de uma liderança não permanecerá motivada por muito tempo.

Por isso, quando algum gestor me diz que já tentou de tudo e quer desistir, diz não mais acreditar nas pessoas, eu pergunto: “Será que vinha tentando da maneira correta?”. Fica a reflexão..

Alexandre S Mello

logo-construindo-time-branco-150dpi-fundo-transparente

Rua da Assembleia 10, sala 1904 – Centro – Rio de Janeiro, RJ

Tel.: 2292-9530 / 2524-9007

 contato@construindootime.com.br